Linhas e marco conceitual

INFORMAÇÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO CIENTÍFICO-ACADÊMICA DO PPGCINF





Os primeiros grupos de pesquisa relacionados com a Ciência da Informação, na Universidade de Brasília, surgiram nos últimos anos do século XX, no então Departamento de Ciência da Informação e Documentação (CID), da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados (FA), como consequência da consolidação progressiva do Curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação, criado em 1975 para Mestrado e ampliado para Doutorado em 1992. Deve-se destacar a importância do apoio recebido, no período, tanto de órgãos nacionais, particularmente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como de internacionais e estrangeiros, tais como o British Council, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Fundação Fulbright, entre outros, que muito contribuíram para formar, no exterior, novos mestres e doutores que incorporariam ao Programa práticas e conhecimentos os mais atualizados. Cabe destacar, também, a participação de professores de renomadas universidades americanas que lecionaram matérias pontuais para a primeira turma de mestres.

O Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (PPGCINF) é um programa maduro, no qual atuam pesquisadores doutores, a maioria em regime de Dedicação Exclusiva, na Faculdade de Ciência da Informação (FCI), fundada em 2010. Ao longo de seus 35 anos de existência o PPGCINF vem diplomando mestres e doutores para desempenhar papel de liderança na sociedade bem como nas organizações em que atuam. Dada a atuação proeminente do PPGCINF na capital federal, destaca-se sua tradição no estudo dos problemas de gestão da informação em organizações públicas de todos os poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário) e esferas (federal, estadual, municipal e do Distrito Federal). Os egressos do curso estão preparados para atuar em pesquisa científica e aplicada, na prática da gestão da informação ou na maturação do pensamento da área de informação.

O PPGCINF atua na pesquisa acadêmica em Ciência da Informação, focada na alta qualidade, atualidade científica e relevância sócio-cultural, na qual a tecnologia desempenha papel de suporte aos processos de gênese, organização, recuperação e comunicação da informação. No PPGCINF são abordadas de forma equilibrada as questões filosófico-epistemológicas relacionadas com a informação, bem como as de ordem científica e as de ordem prática. A base conceitual do PPGCINF é constituída pelos processos do ciclo vital da informação, sintetizados na Figura 1.

FIGURA 1: síntese da concepção do PPGCINF quanto ao ciclo da informação
Em 2010, vários acontecimentos mostraram a necessidade de uma revisão na organização do Programa. Dentre esses, destacam-se: 
  • a publicação, pela CAPES, da Avaliação Trienal 2007-2009 dos cursos de pós-graduação, na qual o PPGCINF foi distinguido com o conceito 5; a publicação, pela CAPES, da Avaliação Trienal 2007-2009 dos cursos de pós-graduação, na qual o PPGCINF foi distinguido com o conceito 5; 
  • a realização, pelo CNPq, do censo bianual dos grupos de pesquisa certificados pelas instituições de origem, até 5 de dezembro corrente; 
  • um amplo e profundo período de reflexão promovido pelo Colegiado do PPGCINF e realizado entre junho e dezembro, já no quadro da nova Faculdade de Ciência da Informação, que resultou na reestruturação das linhas de pesquisa. 
Em torno desta base conceitual se articulam duas linhas de pesquisa: (i) Organização da Informação e (ii) Comunicação e Mediação da Informação. As linhas possuem sobreposição de interesses em vários aspectos (ver Figura 2), porém mantêm identidade em torno das ementas indicadas adiante:

FIGURA 2: especifidades e articulação das linhas de pesquisa do PPGCINF.

Linha Organização da Informação
A linha busca propor conhecimentos nos níveis epistemológico, científico e prático relativos à origem, coleta, organização, estocagem, recuperação, interpretação, transmissão, transformação e uso da informação. Neste contexto, relaciona-se com a natureza da informação, a terminologia e modelos de tratamento e recuperação de informações; as necessidades dos usuários de informação e suas implicações; a identificação dos recursos necessários a partir dos tipos e formatos; a identificação, o tratamento e a recuperação de informações adequadas para o usuário; a formulação de políticas, estratégias, planejamentos, normas e processos relacionados a diferentes espaços de informação. 
Linha Comunicação e Mediação da Informação

A linha reúne estudos que buscam conhecimentos nos níveis epistemológico, científico e prático sobre processos de comunicação em diversos contextos e setores da sociedade. Os estudos desenvolvidos sob esta linha privilegiam a busca pelo entendimento dos fenômenos relacionados ao fluxo da informação, os atores que deles participam e os canais utilizados. Os estudos dessa linha contemplam ainda fatores internos e externos que influenciam tais fluxos e a produção e aplicação de indicadores para sua avaliação. A linha inclui também estudos sobre políticas, estratégias e planejamento dos processos de comunicação nos diversos contextos e setores da sociedade e desdobramentos sociais, políticos, culturais e econômicos da comunicação e acesso à informação, e ainda estudos relacionados às profissões ligadas a esses processos.

O escopo e a abrangência dessas linhas de pesquisa não são estanques nem imutáveis, de tal forma que os pesquisadores e/ou orientadores podem, quando conveniente, atuar em dois ou, eventualmente, mais grupos, favorecendo assim a mútua fertilização do conhecimento entre os grupos, bem como o acompanhamento da evolução dos fundamentos científicos que norteiam as diversas pesquisas.

Ambas as linhas ‑ e, consequentemente, as pesquisas dos grupos ‑ devem sempre buscar uma sólida base científica que oriente e fundamente o processo da pesquisa e seus desdobramentos práticos, fazendo uso continuo de métodos, técnicas, mensurações e parâmetros referenciais que analisem a veracidade e a confiabilidade dos resultados, abrindo caminho a novos desdobramentos e possíveis aplicações.