quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Defesa de Dissertação de Mestrado da aluna Lucylene Valério Rocha

Prezados Senhores,


O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação convida a todos para Defesa de Dissertação de Mestrado da aluna Lucylene Valério Rocha, que será realizada no dia 31 de janeiro de 2011, às 14h30min, no Auditório da Faculdade de Ciência da Informação

Título: “Análise da busca, uso e avaliação dos serviços da biblioteca pelos assessores de ministros do Supremo Tribunal Federal em relação as suas necessidades de informação jurídica”.



Banca Examinadora:

Prof.ª Dra Sofia Galvão Baptista – UnB/PPGCINF – Presidente/Orientadora

Prof. Dr. Murilo Bastos Cunha - UnB/PPGCINF

Dra Maria Tereza Machado Teles Walter – Supremo Tribunal Federal

Profª Dra Maria Alice Guimarães  Borges - UnB/FCI - suplente.





Resumo:

A presente pesquisa teve por objetivo analisar como os assessores de Ministros do Supremo Tribunal Federal buscam, usam e avaliam os serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal e identificar as necessidades de informação jurídica desses assessores. Para tanto verificou-se o perfil dos assessores, a forma como ocorre o processo de busca e uso da informação e quais as barreiras existentes nesse processo. A revisão de literatura apresenta conceitos sobre estudos de usuários, necessidade de informação, perfil de usuários, comportamento informacional, busca e uso de informação, fornecimento de produtos e serviços para usuários especializados e informação jurídica. O referencial teórico fundamenta-se no modelo de comportamento informacional proposto por T. D. Wilson em 1996, inspirado nas necessidades fisiológicas, cognitivas e afetivas dos indivíduos. A pesquisa teve caráter exploratório e utilizou o método qualitativo. A coleta de dados foi feita em duas etapas, com o uso de questionários e entrevistas, envolvendo os assessores de Ministros do Tribunal que representaram a amostra deste estudo, dessa forma, foram realizadas entrevistas em cada gabinete de Ministro, com o assessor que exercia o cargo a mais tempo, totalizando onze entrevistas. Os questionários foram aplicados aos quarenta e quatro assessores pertencentes ao quadro do Supremo Tribunal Federal, dos quais, vinte e sete foram devolvidos respondidos. A análise de dados dos questionários baseou-se na análise de conteúdo. Pelos dados obtidos foi possível perceber que a necessidade de informação jurídica dos assessores está relacionada ao perfil do ministro ao qual eles estão vinculados, e a busca de informação jurídica baseia-se nessa necessidade. De modo geral observou-se uma visão positiva dos assessores quanto aos produtos e serviços oferecidos pela biblioteca do Tribunal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário