terça-feira, 12 de abril de 2011

Defesas de Qualificações e Teses de Doutorado


O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação convida a todos para defesas de Qualificações e Teses de Doutorado conforme dados abaixo:

14/04/2011 – Defesa de Qualificação de Doutorado 

Autora: Simone Pinheiro Santos

Título: “Fatores de sucesso da Comunicação da Informação Ambiental”

Horário: 14h30min
Local: Auditório da FCI. 

Banca Examinadora: 
Prof. Dr. Emir José Suaiden - Presidente
Profa. Dra. Cristina Yumie Aoki Inoue
Profa. Dra. Sofia Galvão Baptista
Profa. Dra. Cecília Leite de Oliveira - Suplente

 Resumo:
A presente pesquisa teve como objetivo de identificar e analisar os fatores que contribuem para o sucesso da comunicação da informação ambiental no centro especializado em educação ambiental, a Escola da Natureza, vinculado a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.  Esta instituição foi escolhida por ser o único centro especializado em educação ambiental vinculado a Secretaria de Educação e ter sede no DF.
Na pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, serão utilizados os seguintes procedimentos técnicos: análise documental, entrevistas em profundidade e questionários semi-estruturado para o levantamento preliminar de dados. Documentos, relatórios e site da Escola da Natureza serão analisados com o intuito de conhecer e história e compreender as atividades desenvolvidas, os eventos criados, os participantes e a comunidade atendida pela Escola na Natureza.
Entrevistas serão realizadas com especialistas em educação ambiental, especialistas em informação ambiental e com profissionais e diretoria da Escola da Natureza.
Questionários serão enviados via e-mail aos educadores ambientais cadastrados no Catálogo da Rede de Educadores Ambientais produzido pela Escola da Natureza. Este Catálogo foi o único cadastro de educadores ambientais após busca no site da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (ABONG), no Ministério da Educação (MEC), no Ministério do Meio Ambiente e na própria Escola da Natureza.
Para identificar e analisar os fatores que contribuem para o sucesso da comunicação da informação ambiental, primeiramente buscará os especialistas em educação ambiental e em informação ambiental para definir sucesso. Em seguida professores e direção da Escola da Natureza serão questionados sobre sucesso, estratégias de comunicação da informação ambiental. Concomitantemente, serão enviados questionários via e-mail para os educadores ambientais, do Catálogo da Rede de Educadores Ambientais, para coletar a visão deste grupo sobre sucesso e fatores de sucesso da comunicação da informação ambiental. Por fim, serão visitadas as escolas atendidas em 2010 pela Escola da Natureza para verificar as mudanças ocorridas, a visão sobre sucesso e as estratégias de comunicação da informação ambiental.
Todos estes dados subsidiarão a formação de uma resposta para a seguinte pergunta: Quais são e como são fatores que contribuem para o sucesso da comunicação da informação ambiental no centro especializado em educação ambiental, Escola da Natureza, vinculado a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal?
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15/04/2011 – Defesa de Tese de doutorado

Autor: Marcio de Carvalho Victorino

Título: “Organização da Informação para dar Suporte à Arquitetura Orientada a Serviços: Reuso da Informação nas Organizações”

Horário: 14h30min
Local: Auditório da FCI 

Banca Examinadora:
 
Profa. Dra. Marisa Bräscher Basílio Medeiros - Presidente
Prof. Dr. Eduardo Amadeu Dutra Moresi
Prof. Dr. Marcello Sandi Pinheiro
Prof. Dr. Jaime Robredo
Prof. Dr. Emir José Suaiden
Profa. Dra. Lillian Maria Araújo de Rezende Álvares – Suplente

Resumo:
Até o fim do século XX as organizações eram predominantemente estruturadas em departamentos e centradas em funções. Porém, com o aumento da competitividade gerado pela globalização, as estruturas organizacionais se tornaram progressivamente mais flexíveis e horizontais, substituindo as tradicionais estruturas funcionais. Nas proximidades da transição do século XX para o século XXI, as empresas começaram a se organizar em torno de seus processos de negócio e, para atingir o máximo de reuso dos mesmos, independente de automação, os processos foram decompostos em conjuntos de unidades bem definidas denominadas “Serviços”. Uma organização para ter o seu negócio modelado segundo esse paradigma precisa de uma arquitetura para dar suporte, denominada “Arquitetura Orientada a Serviços”. Neste ambiente, a demanda por informação é grande e seu tratamento é extremamente complexo. Esta pesquisa teve por objetivo disponibilizar um processo de modelagem da informação para ser empregado em conjunto com as metodologias de modelagem de processos e as metodologias de engenharia de software utilizadas para a modelagem e desenvolvimento de sistemas de informação computadorizados nas organizações providas de arquitetura orientada a serviços. O processo disponibilizado é composto de cinco disciplinas (requisitos informacionais, análise da informação, implementação, validação e disponibilização) e quatro fases (iniciação, elaboração, construção e transição). A documentação das disciplinas foi materializada por meio da construção de diagramas de atividades da UML. Seus principais elementos são: produto de trabalho, papel e tarefa. Os principais elementos das fases são: marco e iteração. O mesmo é fundamentado nos conceitos, métodos e técnicas de Organização da Informação preconizadas pela Ciência da Informação, sua meta é proporcionar subsídios ao compartilhamento das informações entre os sistemas transacionais, à utilização das informações geradas por estes sistemas em sistemas de apoio à decisão e à documentação das informações externas de interesse das organizações. Foram utilizadas duas abordagens metodológicas para a realização da pesquisa: a Metodologia de Sistemas Flexíveis (Soft Systems Methodology - SSM) para o ciclo da pesquisa propriamente dito e a Unified Method Architecture (UMA) para a construção do processo de Modelagem da Informação. A validação da modelagem proposta ocorreu por meio de uma exemplificação realizada em uma organização pública brasileira que está se organizando em torno de seus processos. A principal contribuição deste trabalho consiste da disponibilização de uma Arquitetura da Informação (AI) materializada por meio de um repositório informacional corporativo composto por objetos informacionais, metadados e os sistemas de organização do conhecimento (SOC), mais especificamente, tesauros, taxonomias e ontologias. Todos estes artefatos são harmoniosamente conectados. A modelagem da informação proposta, além de materializar uma AI, documenta os processos, suas decomposições, os componentes de software que os automatizam e as informações manipulada em uma organização. Assim, a documentação gerada permite relacionar a informação organizacional com os componentes de software implementados e com os serviços concebidos durante a modelagem do negócio, proporcionando o alinhamento da TI com o negócio e o compartilhamento da informação entre processos e sistemas de informação computadorizados.
Palavras-chave: Organização da Informação; Arquitetura Orientada a Serviços, Arquitetura da Informação.
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18/04/2011 – Defesa de Qualificação de Doutorado 

Autora: Vanderlei Batista dos Santos

Título: “A teoria arquivística a partir de 1898: em busca da consolidação, da reafirmação e da atualização de seus fundamentos”

Horário: 9h
Local: Sala 120 da FCI. 

Banca Examinadora: 
Prof. Dr. Renato Tarciso Barbosa De Sousa - Presidente
Prof. Dr. José Maria Jardim 
Profa. Dra. Eliane Braga De Oliveira 
Prof. Dr. Rogério Henrique De Araújo Júnior – Suplente

Resumo:
A Arquivologia vem se desenvolvendo mais fortemente como teoria ao longo de pouco mais de um século, desde a orientação quanto ao princípio da proveniência, postulada em 1841, na França, e, ainda antes, em experiências pontuais ancestrais – remontando à Grécia antiga - narradas por estudiosos da área. Todavia, é a sistematização da experiência arquivística holandesa registrada na obra Handleiding voor het ordenen en beschreijven van Archieven, de 1898 (traduzida no Brasil, em 1960, como Manual de Arranjo e Descrição de Arquivos), que é internacionalmente considerada como o primeiro passo do estabelecimento da Arquivologia como disciplina.
Desde aquela obra até as mais recentes normatizações de descrição arquivística e de tratamento de documentos digitais, falaram-se de funções, princípios, técnicas e outras denominações que envolviam temas como avaliação, criação, eliminação, arranjo, classificação, difusão de documentos arquivísticos, entre tantos outros. Também surgiram visões regionais de aplicação teórica como a “arquivística integrada” canadense e o “records continnum” australiano. Mais recentemente se vêm propagando a evolução da disciplina de uma fase custodial para uma fase pós-custodial no qual, superficialmente falando, se muda o foco do objeto arquivístico do documento para a informação nele registrada. Em outras palavras, distancia-se da idéia de depósito de documentos e passa para gestão da informação.
Essa pesquisa exploratória e qualitativa busca por meio de levantamento e análise da produção bibliográfica arquivística produzida e/ou publicada, principalmente, em português, espanhol, inglês e francês, discutir o que estudos preliminares já apontam como falta de clareza e profundidade acadêmica e técnica no país em relação ao entendimento desta vasta gama teórica hoje em uso prático. Nesse escopo observa-se, também, que há por demais divergência na aplicação da teoria arquivística nos diversos países, resultando em equívocos de interpretação do significado original dos conceitos arquivísticos – embora algumas interpretações sejam justificáveis pelas realidades administrativas e jurídicas nas quais estão inseridas.
Diante do exposto, a pesquisa busca a caracterização e a definição da disciplina, seus objetos e objetivos, suas funções e princípios e sua aplicação prática visando desenvolver um entendimento do que seja Arquivologia, a partir de uma percepção internacional.
19/04/2011 – Defesa de Qualificação de Doutorado 

Autora: Susana Otília Tomás Maleane

Título:Tecnologias de Informação e Comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique: o caso do ensino superior

Horário: 09h00min
Local: Sala 120 da FCI. 

Banca Examinadora: 
Prof. Dr. Emir José Suaiden - Presidente
Profa. Dra. Cecília Leite de Oliveira
Profa. Dra. Ivette Kafure Munoz
Profa. Dra. Sofia Galvão Baptista - Suplente

 Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo geral identificar e analisar até que ponto o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) constitui um meio de inclusão e exclusão social nas instituições de ensino superior (IES), em Moçambique. Procura avaliar o grau de acessibilidade e utilização de infra-estruturas tecnológicas existentes nas instituições de ensino superior. Identificar que relação se pode estabelecer entre o uso de TICs como computador, Internet, redes sociais e a inclusão e exclusão social no ensino superior do país. Será adotada uma pesquisa descritiva analítica com o intuito de descrever e analisar as características da população em estudo e estabelecer relações entre variáveis. O universo da pesquisa será constituído por estudantes, docentes e pesquisadores das principais instituições do ensino superior do país. A amostra será constituída por seis IES; uma amostra intencional, pois será considerado como fator fundamental a infra-estrutura tecnológica mais bem desenvolvida apresentada pelas instituições escolhidas para a pesquisa.
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Nova data - 20/04/2011 – Defesa de Tese de doutorado

Autor: Maria das Graças Pimente

Título: "Inclusão Digital e Usuários com Deficiência Visual no DF: Estudo de Acessibilidade na Sociedade da Informação"

Horário: 9h
Local: Auditório da FCI 

Banca Examinadora:
 
Prof. Dr. Emir José Suaiden - Presidente
Prof. Dr. Edgar Merchán Hamann 

Profa. Dra Cecília Leite de Oliveira 

Profa. Dra Lillian Maria Araujo de Rezende Álvares
Profa. Dra. Walda de Andrade Antunes
Prof. Dr. Murilo Bastos da Cunha - Suplente

Resumo
No mundo das tecnologias da informação e da comunicação - TICs, não é possível mais admitir a idéia de que as pessoas com deficiências devem ser consideradas, como em outros tempos, objetos das políticas de assistência social. Hoje, graças às mudanças tecnológicas verificadas nas últimas duas décadas, particularmente no que diz respeito à crescente globalização da economia e das atividades humanas, as pessoas começam a ser vistas como seres humanos que devem exercer todo o espectro de direitos civis, políticos, sociais, culturais e econômicos. A presente investigação apresenta um estudo de usuários que são deficientes visuais e freqüentam os ambientes digitais do Distrito Federal. O estudo tem a intenção de identificar como programas e políticas públicas de inclusão digital podem contribuir para redução da exclusão social para esse segmento. Procura-se centrar a questão da inclusão digital em conjunto com os principais fatores: a disponibilização da tecnologia e a abordagem educacional voltada para a atuação do educador/multiplicador capaz de preparar o indivíduo para apropriar-se das tecnologias da comunicação. Tem como foco ainda, pontuar as principais questões norteadoras desse debate principalmente no que diz respeito aos aspectos da inclusão e exclusão digital; a dimensão tecnológica; suas interfaces com o mundo globalizado em torno do papel da informação e do conhecimento nos dias de hoje, principalmente no que se refere à elevação da qualidade de vida e da dignidade da pessoa com deficiência visual, a partir da efetiva garantia de acesso à informação e à aprendizagem. Espera-se que os resultados desse estudo possam apontar para uma reflexão científica que converge para o campo da Ciência da Informação, onde a oposição entre inclusão e exclusão social possa ser mais bem observada para validar a eficácia dos programas e projetos de acessibilidade existentes. Conclui que há necessidade de estabelecer políticas públicas para fortalecer os mecanismos de acesso de informação digital para deficientes visuais e promover a inclusão social e digital como forma de diminuir as desigualdades e barreiras existentes.

Palavras-Chave: Sociedade da Informação. Inclusão Digital. Exclusão Social. Políticas Públicas. Educação. Ciência da Informação. Deficiência Visual. Ambientes Digitais. Tecnologia Assistiva. Acessibilidade.


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