O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação convida a todos para defesas de Mestrado, conforme dados abaixo:
29/07/2011 – Defesa de Dissertação de Mestrado
Autora: Gabriela Alves Duarte
Título: “A transferência da Informação em arranjos produtivos locais de gemas e jóias”
Horário: 09h00min
Local: Auditório da FCI.
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Emir José Suaiden - Presidente
Drª. Cecilia Leite Oliveira
Drª. Cecilia Leite Oliveira
Prof.ª Dra Lillian Maria Araujo de Rezende Alvares
Prof. Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior – Suplente
Prof. Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior – Suplente
29/07/2011 – Defesa de Dissertação de Mestrado
Autora: Tereza Cristina Maury
Título: “Preservação da Memória Institucional na Administração Pública: o caso do Ministério do Meio Ambiente – MMA”
Horário: 14h30min
Local: Auditório da FCI.
Banca examinadora:
Prof. Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa - Presidente
Prof. Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior
Prof. Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior
Profa. Dra.Eliane Braga de Oliveira
Profa. Dra Lillian Maria Araujo de Rezende Álvares - suplente
29/07/2011 – Defesa de Dissertação de Mestrado
Autor: Ronald Emerson Scherolt da Costa
Título: “A Competência Informacional no Ensino Superior Tecnológico: Um estudo sobre os discentes e docentes do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da União Educacional de Brasília (UNEB).”
Horário: 17h
Local: Auditório da FCI.
Banca examinadora:
Prof. Dr. Emir José Suaiden - Presidente
Drª. Cecilia Leite Oliveira
Drª. Cecilia Leite Oliveira
Prof. Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior
Dr. Valério Brusamolin – Suplente
Resumo:
A Sociedade da Informação é caracterizada pelo uso massivo de tecnologia e pelo aumento vertiginoso da quantidade de informação disponível. Os cursos superiores na área de Tecnologia da Informação (TI) necessitam preparar seus egressos para o uso e domínio das tecnologias e da informação, para que assim possam exercer de maneira adequada suas futuras tarefas profissionais, sociais, culturais e científicas, como cidadão competente em informação e integrado a esta nova Sociedade. A pesquisa de mestrado utilizou como parâmetros os objetivos e resultados esperados para o desenvolvimento de Competência Informacional sintetizados por Dudziak (2003) tomando por base os Padrões de Competência Informacional para o Ensino Superior propostos pela Association os College and Research Libraries (ACRL).Por meio de uma abordagem quali-quantitativa objetivou-se analisar se os discentes e docentes do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) da União Educacional de Brasília (UNEB) têm conhecimento dos fundamentos e práticas para a aquisição de competência informacional na sua formação; identificar o nível de competência informacional dos discentes e docentes; conhecer os procedimentos utilizados pelos discentes e docentes na busca e uso da informação; identificar ações no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), em iniciativas das Coordenações de Curso, dos Professores e da Biblioteca relacionadas ao desenvolvimento da competência informacional dos discentes; e relacionar o nível de competência informacional com o coeficiente de desempenho dos alunos e o nível de formação dos professores. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário com 50 questões abertas e fechadas, aplicado a uma amostra intencional, em junho de 2011, além de uma entrevista, aplicada a alguns membros da direção, coordenação e biblioteca da IES. De forma geral, verificou-se que os alunos e professores dos Cursos de TI da UNEB, participantes da pesquisa, indicaram que possuem a maioria das habilidades relacionadas à competência informacional, sendo possível afirmar que os discentes e docentes possuem compreensão sobre os preceitos das normas da ACRL (2000). O estudo da temática demonstrou a importância de se assegurar a Competência informacional em qualquer formação, entendida como uma competência transversal necessária a todo o cidadão da Sociedade da Informação.
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