segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Defesa de Tese de Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação convida a todos para defesa de Tese de Doutorado conforme dados abaixo:

08/09/2011 – Defesa  de Tese de doutorado

Autora: Rosemeire Barbosa Tavares

Título: "O uso de técnicas de pesquisa participatória na comunicação da informação em comunidades que leva em conta letramento informacional e trabalho colaborativo como alternativas para desenvolvimento de cidadania"

Horário: 14h30min
Local: Auditório da FCI. 

Banca Examinadora: 
Profa. Dra. Sely M. S. Costa (presidente)
Profa. Dra. Aida Varela Varela
Profa. Dra. Ana Valéria Machado Mendonça
Profa. Dra. Elmira Luzia Melo Soares Simeão
Prof. Dr. Emir José Suaiden
Profa. Dra. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque (suplente)
Resumo: Esta pesquisa apresenta os resultados da investigação realizada na Candangolândia, Brasília, Brasil. A proposta da investigação foi demonstrar que uma investigação que utiliza a comunicação multidierecional e interativa, aplicando técnicas de pesquisa participatória, pode contribuir para desenvolver habilidades voltadas ao letramento informacional e atitudes voltadas para o trabalho colaborativo que, juntas, promovem o desenvolvimento de cidadania. A pesquisa aplica técnicas que, a partir da análise de um problema social identificado, possibilita às pessoas atuar colaborativamente para identificar suas necessidades de informação e, a seguir, apontar soluções de informação. Participatory Research and Action – PRA é a metodologia escolhida. Foram adotadas diversas técnicas para coleta de dados, dispostas em dezoito atividades, ao longo de cinco reuniões. Os resultados indicaram que é possível usar PRA para levantamento de necesssidade de informação. Os participantes foram capazes de identificar, categorizar e classificar informações, além de acessar e usar essas informações para analisar o problema social selecionado e apontar soluções. A intervenção ajudou a desenvolver habilidades para solucionar problemas de forma colaborativa e ampliar a noção de cidadania.
 Palavras-chave: necessidade de informação; comportamento informacional; Participative Research and Action; PRA; letramento informacional; trabalho colaborativo; cidadania; Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário