sábado, 19 de novembro de 2011

Convite - Defesas de Mestrado e Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação convida a todos para defesa de Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado,conforme informações abaixo: 
 
 
Título: “Uso de Ontologia para recuperação da informação disponibilizada em vídeos por meio de indexação multimodal”.

Autor (a): Emilio Evaristo de Sousa

Dia: 21 de novembro de 2011.
Horário: 10h00

Local: Auditório da FCI.

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Claudio Gottschalg Duque - Orientador
Prof.ª Dra Fernanda Lima
Prof.ª Dra Ivette Kafure Muñoz
Prof. Dr. Jorge Henrique Cabral Fernandes - Suplente.

Resumo:
Recuperar informação disponibilizada em vídeos longos pode ser uma experiência demorada. A recuperação da informação em vídeos apresenta alguns problemas, pois é realizada, principalmente, através das descrições textuais feitas pelos usuários. O objetivo desta pesquisa é promover, com maior índice de precisão Cleverdon,1962), a recuperação da informação disponibilizada em vídeos por meio da indexação multimodal e uso de ontologia. Foi desenvolvida uma ontologia de domínio, associada com uma indexação multimodal para avaliação da precisão em um sistema de recuperação da informação audiovisual. Observou-se nos experimentos um aumento significativo da precisão nas configurações que utilizaram a ontologia para recuperar informação audiovisual. A utilização de uma ontologia de domínio da Doutrina Espírita alinhada a indexação multimodal, em um sistema de recuperação de trechos de vídeos de palestras sobre esse tópico, permitiu melhorar a eficiência do mesmo em termos de precisão.

 *******************************************************************************************

Título: “Delineamento de modelo genérico de gestão da informação científica para instituições de pesquisa  fundamentado na perspectiva da comunicação científica  e do  acesso aberto”.

Autor (a): Fernando César Lima Leite

Dia: 21 de novembro de 2011.

Horário: 15h00

Local: Auditório da FCI.

Banca Examinadora:

Prof. ª Dra  Sely Maria de Souza  Costa - Orientadora
Prof. ª Dra   Ana Alice Rodrigues Pereira Baptista
Dra  Bianca Amaro de Melo
Prof. ª Dra   Elmira Luzia Melo Soares Simeão
Prof. ª Dra Lillian Maria Araújo de Rezende Álvares
Prof. ª Dra  Marisa Bräscher Basílio Medeiros – Suplente

Apresenta resultados de pesquisa de doutorado que teve como objetivo geral é propor modelo genérico de gestão da informação científica para instituições de pesquisa tendo por base os fundamentos da comunicação científica e do acesso aberto. Trata-se de uma pesquisa de natureza teórica e exploratória e visou, em última análise, a formulação de quadro teórico de referência acerca da gestão da informação científica, tendo como pressupostos as abordagens da comunicação científica e do acesso aberto. Do ponto de vista metodológico, constituiu uma pesquisa de abordagem mista, que adotou a estratégia de triangulação concomitante. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários, realização de entrevistas e lista de verificação e, em seguida, submetidos à análise estatística e de texto. Complementarmente, fez uso da análise sistemática de modelos de gestão da informação e de comunicação científica identificados na literatura. O universo da pesquisa foi constituído dos pesquisadores vinculados às unidades de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia. A base amostral, entretanto, definida com base na amostragem não probalística intencional, foram os pesquisadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Como principal resultado apresenta-se modelo genérico de gestão da informação científica para institutos de pesquisa, tendo por base a comunicação científica e o acesso aberto, em sua versão gráfica e textual. Sua constituição, além de embutir conceitos essenciais, considera o ambiente do instituto de pesquisa como um sistema aberto onde ocorre o fluxo da informação científica. Além disso, sua constituição conta com elementos flexíveis, que variam em função dos contextos ambientais. Todo o conjunto de elementos e relações entre eles estão sob influência constante de forças provenientes da comunidade científica em uma perspectiva ampla.

****************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário