quarta-feira, 18 de abril de 2012

Convite - Defesas de Dissertações de Mestrado.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação convida a todos  para defesa de dissertação de  Mestrado  conforme, dados abaixo: 

Autora: Neilia Barros Ferreira de Almeida
Título da Dissertação:  “Biblioteconomia no Brasil: analise dos fatos históricos da criação e do desenvolvimento do ensino”.
Data: 20/04/2012 – (sexta-feira)
Horário: 14h30
Local: Sala 120 da FCI

Banca Examinadora
Prof. ª DraSofia Galvão Baptista - orientadora
Dra Maria Tereza Machado Teles Walter
Prof. ª Dra Maria Alice Guimarães Borges
Prof. ª Dra Dulce Maria Baptista


Resumo:
Trata-se de um projeto de pesquisa histórica sobre o ensino de Biblioteconomia no Brasil. Aborda desde o ensino na Biblioteca Nacional, em 1911, até a influência das tecnologias da informação e do conhecimento no ensino de Biblioteconomia nos anos de 2012. Mostra que o ensino, inicialmente, era voltado para as questões humanísticas (Escola do Rio de Janeiro) e depois se voltou para as questões técnicas (Escola de São Paulo). Nas décadas de 1960 e 1980, com os Currículos Mínimos de Biblioteconomia os cursos foram sendo padronizados. Em 2001, com o advento das Diretrizes Curriculares as escolas de Biblioteconomia por todo país ganharam mais flexibilidade para estabelecer seus projetos pedagógicos. Apresenta, também, a influência de instituições como o IBICT, FEBAB e ABEBD/ABECIN nas conquistas da Biblioteconomia Brasileira.


Autora: Ideliza Amélia de Araújo
Título da Dissertação: “Competências Essenciais e Emergentes dos Gestores de Redes de Informação Bibliográfica: Os Dados da Embrapa e do Cruesp”.
Dia: 07 de maio de 2012 – (segunda-feira)
Horário: 09h30min
Local: Auditório FCI

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior - (Orientador)
Prof. ª Dra Helen Beatriz Frota Rozados
Prof. ª Dra Sofia Galvão Baptista
Prof. Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa - (Membro Suplente)

Resumo:
A pesquisa teve como objetivo estudar as competências essenciais e as emergentes necessárias aos gestores de redes de informação bibliográfica tomando como base os casos da Rede Embrapa e do Consórcio Cruesp. Para alcançar este intento apresenta como objetivos específicos: identificar o perfil do profissional da informação gestor das redes de informação bibliográfica; elencar as competências essenciais e as emergentes destes profissionais listando-as após aplicação de questionários com os gerentes das redes que são o foco deste estudo e elaborar um panorama das redes de informação bibliográficas no Brasil. O referencial teórico foi desenvolvido com base na revisão da literatura, que partiu de uma pesquisa bibliográfica, com foco na identificação do profissional da informação gestor de redes de informação bibliográficas, competências, competências essenciais, competências emergentes e redes bibliográficas que são os sistemas de bibliotecas no Brasil. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário aberto em três blocos: identificação da rede de informação bibliográfica; identificação do gestor da rede de informação bibliográfica; e identificação das competências do gestor. Com os dados coletados foi possível traçar o perfil do profissional da informação que é o gestor da rede e preencher os quadros das figuras 5 - definição da agenda de competências essenciais indicada por Prahalad e Hamel (2005) - e 6 - ciclo de vida das competências organizacionais de Sparrow e Bognonno (1994) – apresentando as competências essenciais e as emergentes necessárias aos gestores de redes de informação bibliográfica no Brasil. Conclui-se que: o profissional da informação que é gestor de redes de informação bibliográfica é graduado em biblioteconomia e tem especialização e pós-graduação; as competências essenciais e emergentes exige educação continuada, conhecimentos atualizados na área de inovações tecnológicas e que as redes tendem a crescer e se associarem a outras redes formando consórcios. 
Palavras-chave: profissional da informação, rede de bibliotecas, gestor de rede, competências, competências essenciais, competências emergentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário