terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno - Thiago Gomes Eirão

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação convida a todos para Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Thiago Gomes Eirão, que será realizada no dia 28 de janeiro de 2011, às 10h00, na Sala 120 da Faculdade de Ciência da Informação.



Título: “A disseminação seletiva da informação e a tecnologia RSS nas bibliotecas de Tribunais de Brasília”.

Banca Examinadora:


Prof. Dr. Murilo Bastos da Cunha - UnB/PPGCINF – Presidente/Orientador
Prof.ª Dra Dulce Maria Baptista - UnB/PPGCINF
Dra Maria Tereza Machado Teles Walter - Supremo Tribunal Federal
Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez - UnB/PPGCINF - Suplente.

Resumo:

A pesquisa teve como objetivo verificar a utilização do serviço de disseminação seletiva da informação (DSI) e a tecnologia RSS em bibliotecas de Tribunais de Brasília. Esse estudo foi proposto para identificar como os serviços de referência de tais bibliotecas veem a validade do serviço de disseminação seletiva e mais especificamente a tecnologia RSS como ferramentas importantes para o desenvolvimento de novos produtos e serviços de informação com o foco nas necessidades do usuário. Ao todo foram visitadas seis instituições do poder Judiciário que possuem sede em Brasília. A amostra dos respondentes foi composta por doze profissionais formados em Biblioteconomia, que atuavam no serviço de referência dos respectivos órgãos. A técnica de pesquisa utilizada foi a entrevista semi-aberta. Para obtenção das respostas foi utilizado um roteiro de perguntas subjetivas que permitia ao entrevistador aprofundar as questões a partir das respostas concedidas pelos entrevistados. Os resultados obtidos demonstraram que os profissionais ainda veem utilidade do serviço de DSI, apesar de apenas duas das bibliotecas visitadas o utilizarem. Também foi possível verificar que os profissionais vislumbram a utilização da tecnologia RSS nos serviços de referência, apesar de nenhuma biblioteca visitada já ter pensado na utilização da tecnologia e os sites dessas bibliotecas ainda possuírem uma baixa disponibilização de serviços e utilização.

2 comentários:

  1. Como ter acesso à dissertação ? Sou bibliotecária do TCU e aqui usamos a ferramenta RSS desde o ano passado. Gostaria de verificar o que foi pesquisado/encontrado. Obrigada,

    Beatriz P. de Melo Gomes

    ResponderExcluir
  2. Prezada Bia,

    Na coluna da direita desta página você pode ter acesso ao repositório da BCE da UnB, que deverá disponibilzar o material brevemente, de acordo com a capacidade de processamento deles.

    Caso você queira entrar em contato direto com o autor é só mandar uma mensagem para ele, clicando no seguidor "thiagoe" à esquerda. Outra opção é me mandar um e-mail (apalopez@gmail.com) para que eu repasse ao Thiago.

    Cordialmente

    André Porto Ancona Lopez
    Coordenador do PPGCINF

    ResponderExcluir