terça-feira, 22 de março de 2011

Defesa de Dissertação de Mestrado e Doutorado


O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação convida a todos para defesas de Mestrado e Doutorado conforme, dados abaixo:
30/03/2011 – Defesa de Qualificação de Doutorado 
 Autor: Antonio José Peva Figueiredo de Sousa 

Título: “Desenvolvimento de inovações no Banco do Brasil: impactos das barreiras ao compartilhamento da informação e do conhecimento”

Horário: 14h
Local: Auditório da FCI. 

 Banca Examinadora: 
Profª. Drª Sueli Angelica do Amaral – Presidente
Prof. Dr.Wankes  da Silva Ribeiro
Prof. Dr. Ricardo Matos Chaim -
Prof. Dr. Murilo Bastos da Cunha - Suplente

 Resumo:
A pesquisa tem como objetivo analisar o impacto do compartilhamento da informação e do conhecimento no desenvolvimento de inovações no Banco do Brasil (BB) e se justifica pela contribuição a ser dada à Ciência da Informação, relacionada a estudos sobre a gestão da informação, a criação do conhecimento e o desenvolvimento de inovações. Essa contribuição, de forma mais específica, consiste no alargamento da teoria sobre o impacto das barreiras ao compartilhamento da informação e do conhecimento nos diferentes níveis organizacionais. Para tanto, será necessário compreender em profundidade a prática do compartilhamento da informação e do conhecimento para o desenvolvimento de inovações e o ferramental teórico que lhe dá sustentação. No referencial teórico, construtos como a informação, conhecimento e inovação serão apresentados e discutidos sob a ótica de diferentes autores. Além disso, as teorias sobre a gestão da informação, a criação do conhecimento, o contexto organizacional adequado ao compartilhamento da informação e do conhecimento e o processo de desenvolvimento de inovações serão abordadas em profundidade.
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31/03/2011 – Defesa de Dissertação de Mestrado 

Autor: Fernando Silva

Título: “Critérios adotados em bibliotecas do Distrito Federal para a seleção de obras raras”

Horário: 14h
Local: Auditório da FCI 

 Banca Examinadora:
Prof. Dr. Murilo Bastos da Cunha – Presidente
Profa. Dra. Dulce Maria Baptista
Dr. Miguel Angel Márdero Arellano
Profa. Dra. Miriam Paula Manini - Suplente

 Resumo: 
Definir o que pode ser considerado uma obra rara não é uma tarefa simples. Embora constantemente as obras raras estejam associadas unicamente à idade do material, em certas ocasiões aspectos mais sutis como erros de impressão, ou aspectos de ornamentação do suporte, como a encadernação, podem tornar uma obra rara. Em bibliotecas, particularmente, existe o valor institucional do material, em que se pesa o valor da obra em determinado contexto. Esta pesquisa buscou levantar conceitos que busquem a definição de critérios para caracterização de uma determinada obra como rara. Para tanto, em uma primeira etapa, foram pesquisadas as literaturas que forneciam dados para o estabelecimento de critérios de raridade, bem como especialistas no assunto, com o intuito de fornecer uma visão interdisciplinar do assunto. Em uma segunda etapa pretendeu-se realizar uma pesquisa entre bibliotecários responsáveis por coleções no Distrito Federal, com o intuito de verificar se os conceitos verificados na literatura são aplicados na prática de seleção nessas instituições. Foram pesquisadas ao todo oito instituições, sendo a pesquisa realizada in loco. Os resultados revelaram que, entre as bibliotecas pesquisadas, os critérios para a seleção de obras raras adotados variaram muito, o que chama a atenção principalmente para o fato de que em muitos casos existe o valor local, ou seja, aquelas obras que possuem valor somente na própria instituição. Outro fator relevante constatado foi a ausência de critérios de seleção em algumas bibliotecas, fato preocupante pois esse documento é a base para uma seleção de obras raras eficiente. Constatou-se também a ausência de cursos de formação em obras raras por parte dos bibliotecários responsáveis pelas coleções, fato que pode ser explicado pelo baixo número de cursos disponíveis sobre o assunto no Brasil.
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01/04/2011 – Defesa de Dissertação de Mestrado  

 Autor: Thalita Franco dos Santos

Título: "Competência informacional no ensino superior: um estudo de discetes de graduação em Biblioteconomia no estado de Goias" 

Horário: 14h
Local: Sala 120 da FCI

Banca:
1) Profa. Dra. Sofia Galvão Baptista - Presidente
2) Prof. Dr. Murilo Bastos Cunha
3) Profa. Dra. Bernadete Santos Campello
4) Profa. Dra. Suzana Mueller - Suplente 

Resumo:
A temática da competência informacional tem estado em destaque no contexto da Ciência da Informação. Aspecto relacionado ao desenvolvimento desta competência pelo bibliotecário, fundamental para sua atuação no mercado de trabalho, leva a necessidade de identificar a competência informacional dos discentes em fase de conclusão do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás. Entende-se que o aluno do último ano de graduação está muito próximo ao mercado de trabalho, onde deverá colocar em prática as habilidades e competências desenvolvidas no contexto acadêmico. A pesquisa de mestrado utilizou como parâmetros, os Padrões de Competência Informacional para o Ensino Superior propostos pela Association of College and Research Libraries (ACRL). Através de uma abordagem quali-quantitativa objetivou-se caracterizar os participantes, analisar a capacidade de reconhecimento das necessidades de informação; identificar as estratégias de acesso à informação; caracterizar a capacidade de avaliação eficiente da informação, identificar o uso da informação e a compreensão desses alunos sobre temas econômicos, legais e sociais que envolvem o uso da informação. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado à amostra intencional em dezembro de 2010. Em geral, verificou-se que os alunos participantes da pesquisa demonstraram possuir a maioria das habilidades relacionadas à competência informacional. Além disso, eles demonstraram possuir melhor desempenho no padrão três, referente à avaliação eficiente da informação. As dificuldades apresentadas foram com relação às habilidades de: classificação de fontes de informação, elaboração de estratégias de busca, uso eficiente da informação possibilitando ao aluno formular sua própria opinião e posição sobre o assunto pesquisado e normalização bibliográfica. A pesquisa em questão possibilitou ampliar a compreensão sobre o desenvolvimento de competência informacional em contextos educacionais de nível superior.

Palavras-chave: Competência informacional. Infomation literacy. Ensino superior em Biblioteconomia. Padrões de Competência Informacional para o Ensino Superior.
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Nova data - 20/04/2011 – Defesa de Tese de doutorado

Autor: Maria das Graças Pimente
Título: "Inclusão Digital e Usuários com Deficiência Visual no DF: Estudo de Acessibilidade na Sociedade da Informação"
 
Horário: 9h
Local: Auditório da FCI 

Banca Examinadora:
 
Prof. Dr. Emir José Suaiden - Presidente
Profa. Dra Lillian Maria Araujo de Rezende Álvares
Profa. Dra Cecília Leite de Oliveira
Profa. Dra Walda de Andrade Antunes
Prof. Dr. Edgar Merchán Hamann
Prof. Dr. Murilo Bastos da Cunha - Suplente

RESUMO

No mundo das tecnologias da informação e da comunicação - TICs, não é possível mais admitir a idéia de que as pessoas com deficiências devem ser consideradas, como em outros tempos, objetos das políticas de assistência social. Hoje, graças às mudanças tecnológicas verificadas nas últimas duas décadas, particularmente no que diz respeito à crescente globalização da economia e das atividades humanas, as pessoas começam a ser vistas como seres humanos que devem exercer todo o espectro de direitos civis, políticos, sociais, culturais e econômicos. A presente investigação apresenta um estudo de usuários que são deficientes visuais e freqüentam os ambientes digitais do Distrito Federal. O estudo tem a intenção de identificar como programas e políticas públicas de inclusão digital podem contribuir para redução da exclusão social para esse segmento. Procura-se centrar a questão da inclusão digital em conjunto com os principais fatores: a disponibilização da tecnologia e a abordagem educacional voltada para a atuação do educador/multiplicador capaz de preparar o indivíduo para apropriar-se das tecnologias da comunicação. Tem como foco ainda, pontuar as principais questões norteadoras desse debate principalmente no que diz respeito aos aspectos da inclusão e exclusão digital; a dimensão tecnológica; suas interfaces com o mundo globalizado em torno do papel da informação e do conhecimento nos dias de hoje, principalmente no que se refere à elevação da qualidade de vida e da dignidade da pessoa com deficiência visual, a partir da efetiva garantia de acesso à informação e à aprendizagem. Espera-se que os resultados desse estudo possam apontar para uma reflexão científica que converge para o campo da Ciência da Informação, onde a oposição entre inclusão e exclusão social possa ser mais bem observada para validar a eficácia dos programas e projetos de acessibilidade existentes. Conclui que há necessidade de estabelecer políticas públicas para fortalecer os mecanismos de acesso de informação digital para deficientes visuais e promover a inclusão social e digital como forma de diminuir as desigualdades e barreiras existentes.

Palavras-Chave: Sociedade da Informação. Inclusão Digital. Exclusão Social. Políticas Públicas. Educação. Ciência da Informação. Deficiência Visual. Ambientes Digitais. Tecnologia Assistiva. Acessibilidade.

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