quinta-feira, 3 de março de 2011

Defesas de Mestrado e Doutorado


O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação convida a todos para defesas de Mestrado e Doutorado conforme, dados abaixo:


21/03/2011 – Defesa de Qualificação de Doutorado  


Autora: Sofia Cristina Adjuto Daher Aranha


Título:  Estudo sobre a disseminação e utilização de resultados de pesquisa em Dengue: contribuições para a aproximação entre a geração  e o uso do conhecimento

Horário: 16h
Local: Auditório da Faculdade de Ciência da Informação

Banca Examinadora:
Suzana P. M. Mueller - Presidente
Fernanda Sobral
Helena Luna Ferreira
Sofia Galvão Baptista  - suplente

Resumo
O fomento à CT&I no setor de saúde está em plena evolução e tem passado por mudanças importantes desde a última década, como o aumento recursos investidos, novo arranjo político-institucional e um movimento de aproximação da política de C&T de saúde à política de saúde. As mudanças observadas na última década refletiram no aumento de ações induzidas, buscando atender a prioridades nacionais, tanto do ponto de vista de áreas estratégicas na fronteira do conhecimento, quanto de necessidades identificadas para o Sistema Único de Saúde. A orientação de parte do fomento para pesquisas relacionadas aos problemas atuais de saúde pública não garante por si só a disseminação dos resultados e a sua utilização na prática – em programas, políticas e serviços de saúde. Este trabalho visa caracterizar as práticas atuais de disseminação e a utilização dos resultados de pesquisas sobre Dengue financiadas no período de 2002 a 2008, pelo sistema federal de fomento. Para tal, serão consultados os coordenadores de projetos de pesquisa, por meio de questionários semi-estruturados e entrevistas. Em adição serão entrevistados gestores da área de saúde, visando situar o uso de resultados de pesquisa na tomada de decisão, no âmbito do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde. Por meio dessa caracterização espera-se gerar subsídios para a superação de barreiras, melhoria do processo de disseminação e utilização dos resultados de pesquisas.
_________________________________________________________________________

29/03/2011 – Defesa de Dissertação de Mestrado

Autora: Tatiane Ferreira Vilarinho

Título: “Características da literatura científica periódica de Economia e Educação no Brasil: duas áreas das Ciências Sociais"

Horário: 14h30min
Local: Auditório da FCI

Banca Examinadora:
Prof. Dra. Suzana Pinheiro Machado Mueller - Presidente
Prof. Dr. Jayme Leiro Vilan Filho
Prof. Dra. Suely Henrique Gomes
Prof. Dra. Sofia Galvão Baptista - Suplente

Resumo:
Esta pesquisa parte do pressuposto de Hjørland, que afirma que as diferentes áreas do saber têm diferentes hábitos de comunicação e necessidades informacionais. Partindo dessa afirmação o objetivo de pesquisa foi  verificar se tal pressuposto se confirma também em áreas classificadas em uma mesma grande divisão das ciências, as Ciências Sociais. Foram escolhidas a Economia e a Educação, por apresentarem diferentes históricos e características. Limitou-se a análise dos periódicos dessas áreas listados nas bases Qualis, da Capes complementados pelos títulos incluídos na SciELO. Tentou-se verificar se as diferenças na natureza dos objetivos das duas áreas – a Economia como Ciência Nomotética e a Educação como uma área que se desenvolveu da prática – poderiam ser associadas às características das listas. As variáveis analisadas foram: quantidade de títulos; distribuição pelos estratos; proporção entre periódicos nacionais e estrangeiros; interdisciplinaridade representada por inclusão de títulos de outras áreas nas listas; e idioma. Para validar os periódicos Qualis como evidência de hábitos de comunicação de cada comunidade, foi realizada uma entrevista por e-mail com os representantes de cada área junto a Capes. Com exceção do contato com esses representantes, feito por e-mail, a pesquisa fez uso de métodos quantitativos, coletando dados nas próprias bases Qualis e SciELO e nos sites dos periódicos. Os resultados obtidos indicaram correspondência com a natureza das áreas. Foi feito ainda, um levantamento para validar e certificar os dados da fase anterior, para tal, coletou-se uma amostra, baseando-se na crença que periódicos mais recentes iriam representar tendências mais atuais. Dessa forma, foram selecionados cinco periódicos de cada área, cujos artigos estavam disponíveis on-line. Os artigos foram todos os disponíveis do ultimo número, ou ano, ou semestre ou trimestre mais recente, conforme a periodicidade da revista. Nesta fase outras características dos periódicos e dos artigos foram verificadas, tais como, número médio de páginas por artigo, composição de autoria predominante, se única ou múltipla, e quantidade de referências citadas por artigo, tipo de documento, e idioma. Os resultados deste estudo de citação confirmaram correspondência com a natureza das áreas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário