segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Banca de Defesa de Tese de Doutorado.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação convida a todos para defesa de Tese de Doutorado da aluna "Simone Pinheiro Santos" que será realizada no dia 30 de setembro, às 09h00.

Título: "Fatores de sucesso em comunicação da informação ambiental na visão dos especialistas em educação ambiental e em informação ambiental".
Local: Auditório da FCI. 
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Emir José Suiaden - (presidente)
Prof.ª Dra  Sofia Galvão Baptista
Prof.ª Dra Cecília Leite Oliveira
Prof.  Sergio Dayrell Porto
Prof.ª Dra  Maria Rita Avanzi
Prof.ª Dra  Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares - (suplente).

Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar os fatores que contribuem para o sucesso da comunicação da informação ambiental, segundo especialistas em educação ambiental e em informação ambiental. A pesquisa é qualitativa, de caráter descritivo, e nela foram utilizados os seguintes procedimentos técnicos: entrevista em profundidade e questionários semi-estruturado. As entrevistas foram realizadas com especialistas em educação ambiental, especialistas em informação ambiental e com os responsáveis por projetos ambientais em escolas públicas do DF. Os questionários foram enviados via correio eletrônico aos educadores ambientais cadastrados no Catálogo da Rede de Educadores Ambientais do DF, produzido pela Escola da Natureza. Como o índice de respostas dos educadores ambientais não foi suficiente para atender a amostra mínima necessária, foram realizadas ligações telefônicas para os contatos deste catálogo. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que os sucesso em comunicação ambiental é igual a codificação de informações ambientais, com foco no público e na compreensão. Os fatores de sucesso em comunicação da informação ambiental são: codificação da informação para um público, o fornecimento de informações verdadeiras, a abertura para feedbacks, comunicar para a compreensão, planejamento de comunicação, canais de comunicação alternativos, alta governança de atitude, participação social, mídia como aliada e adequada ao público, material didático para escolas e comunidade, formação de redes. Atingir sucesso em educação ambiental, segundo os grupos pesquisados, é conseguir convencer as pessoas a pensarem por todos e não apenas em si. É uma mudança de atitude que resulte em benefícios para o meio em que vivemos. É estimular a geração de conhecimentos e saberes para enxergar processos. No entanto, não há convencimento, nem mudança de atitude, sem comunicação. Três fatores de sucesso em comunicação da informação ambiental (codificação da informação para um público, o fornecimento de informações verdadeiras, a abertura para feedbacks) são iguais aos fatores de sucesso em educação ambiental. Os demais, se complementam, mesmo porque informação, comunicação e educação são interdependentes e inseparáveis.
Palavras-chave: Informação Ambiental, Comunicação Ambiental, Educação Ambiental, Fatores de Sucesso.

2 comentários:

  1. Olá,
    gostaria de saber como ter acesso a essa tese de doutorado.
    Grata
    Elisa

    ResponderExcluir
  2. Basta pesquisar no repositório da UnB, comunidade FCI, através do link no canto esquerdo deste blog.

    ResponderExcluir