sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Defesas de Qualificação de doutorado e defesa de tese de Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação convida a todos para defesas de Qualificação de doutorado e defesa de tese de Doutorado conforme, dados abaixo:

06/12/2011 – Defesa de qualificação de Doutorado

Autor: Maurício Rocha Lyra

Título:  “A contribuição da Arquitetura da Informação para Gerenciamento de serviços de TI”


Dia: 6 de dezembro de 2011
Horário: 14h30
Local: Auditório da FCI

Banca Examinadora:
Prof. Cláudio Gottschalg Duque - Orientador
Prof. Dr. Paulo Rogério Foina
Prof. Dr. Jorge Henrique Fernandes
Prof. Dr.  André Porto Ancona Lopez - Suplente

Resumo: Muito se tem falado sobre as “melhores práticas” de governança e dos benefícios de sua adoção no contexto corporativo e na gestão dos recursos tecnológicos. A necessidade de alinhamento das ações com os objetivos estratégicos está presente na maioria dos textos sobre o assunto. Mais que fruto da reação da sociedade aos descaminhos e fraudes contábeis e financeiras ocorridos na última década com grandes empresas internacionais, a governança é uma evolução natural da sociedade na direção de maior controle, transparência e responsabilidade na condução dos negócios. A governança de uma organização significa a capacidade de seus dirigentes de implementarem efetivamente os princípios, diretrizes e controles que assegurem, de forma consistente e previsível, o atendimento de seu objetivo social e obrigações legais. Governança Corporativa foi definida pelo IBGC1 como sendo “o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas, conselho de administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal”. Somente os recursos de TI, com seus computadores, bases de dados, sistemas e telecomunicações, conseguem o domínio da complexidade e da massa de informações envolvidas em suas atividades para garantir os controles necessários à governança corporativa. A Tecnologia da Informação oferece desafios específicos para a sua própria governança. Demandas para melhor entendimento e visibilidade dos seus processos internos, alinhamento pleno aos objetivos de negócios e operação econômica de sua infra-estrutura são alguns exemplos. A boa governança de TI é requisito fundamental para garantir a contribuição efetiva da área de TI à rentabilidade da empresa e à consolidação do seu posicionamento estratégico para o futuro (LYRA e DUQUE, 2010).



09/12/2011 – Defesa de Tese de Doutorado

Autor: Vanderlei Batista dos Santos

Título: A teoria arquivística a partir de 1898: em busca da consolidação, da reafirmação e da atualização de seus fundamentos

Dia: 9 de dezembro de 2011.
Horário: 14h30
Local: Auditório da FCI.

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa  -( Presidente)
Profa. Dra. Ana Célia Rodrigues 
Prof. Dr. José Maria Jardim
Profa. Dra. Eliane Barbosa de Oliveira
Prof. Dr. Tarciso Zandonade
Prof. Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior – (Suplente)


Resumo:
A partir do Manual de Arranjo e Descrição de Arquivos (Handleiding voor het ordenen en beschreijven van Archieven), publicado na Holanda, em 1898, como pedra fundamental da Arquivística enquanto campo científico, a tese busca, inicialmente, na Sociologia as bases para afirmar que a área cumpre com os requisitos teóricos para ser considerada uma disciplina científica. É tecido um painel sobre sua institucionalização social (ensino, profissão, eventos, publicações, instituições) abrindo margem para discutir sua institucionalização cognitiva no âmbito nacional e internacional. Nesse escopo, a pesquisa foca-se na existência de uma terminologia, nos objetivos da disciplina, na identificação e análise de seu triplo objeto de estudos (arquivos, nas acepções de conjunto documental e instituição arquivística, documento arquivístico e informação arquivística), nas características do documento arquivístico e, finalmente, nos princípios fundamentais. Os objetos da disciplina são analisados em si próprios e em comparação com os constructos “documento” e “informação” que os compõem. Os princípios são analisados com base no constructo de “princípio científico” e pelos critérios para qualificação de um princípio científico, desenvolvidos a partir daquele constructo inicial. Como pano de fundo está o pressuposto de que a disciplina, internacionalmente, possui pouca reflexão sobre seus conhecimentos, criando novas ideias, sem justificar o abandono das anteriores. Essa análise epistemológica é desenvolvida por meio da metodologia de história cruzada, comparando as diversas realidades que contextualizam as discussões teóricas e aplicações práticas que forma a teoria arquivística. Parte-se da presunção que essa realidade contextualizada está registrada nos manuais técnicos produzidos ao longo dos anos pela Arquivística. Nessa análise se identifica inconsistências teóricas e teorias desenvolvidas ignorando-se o status global do campo científico, sob a argumentação que visavam aplicações locais. Finalmente, conclui-se pela possibilidade de estruturar o conhecimento Arquivístico, no viés apresentado, construindo um padrão mínimo de base disciplinar que sirva de referencial teórico para as interpretações e aplicações nacionais.

 15/12/2011 – Defesa De Qualificação De Doutorado

Autor: Shirley Do Prado Carvalhedo

Título:  Conceitos e princípios arquivísticos na compreensão de acontecimentos históricos: os arquivos sobre a guerrilha do Araguaia (1972-1974)


Dia: 15 de dezembro de 2011.
Horário: 14h
Local: Auditório da FCI.

Banca Examinadora:
Profa. Dra. Georgete Medleg Rodrigues  - (Presidente)
Profa. Dra.Icléia Thiessen;
Profa. Dra.Cléria Botelho;
Profa. Dra.Cynthia Roncaglio;
Profa. Dra. Eliane Braga de Oliveira  - (suplente)




Nenhum comentário:

Postar um comentário