segunda-feira, 26 de março de 2012

Defesas de dissertações de Mestrado e Tese de Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação convida a todos para defesas de dissertação de  Mestrado  e Tese de doutorado conforme, dados abaixo: 

28/03/2012  Defesa de Dissertação de Mestrado

Autor: Raphael da Silva Calvacante  
Título: “Critérios para a avaliação de taxonomias navegacionais em sítios de comércio eletrônico”
Horário: 10h00min
Local: Auditório da FCI 

Banca Examinadora:
Profa. Dra. Marisa Bräscher Basílio Medeiros - Presidente
Profa. Dra. Lillian Maria Araujo de Rezende Alvares 
Profa. Dra. Kátia Soares Braga 
Profa. Dra. Dulce Maria Baptista - suplente
 
Resumo:
As taxonomias navegacionais se tornaram os instrumentos responsáveis pela organização e localização dos produtos disponibilizados nos sítios de comércio eletrônico. Diante das semelhanças que estas ferramentas encerram em relação às linguagens documentárias tradicionais, este trabalho propõe uma pesquisa que estabelece critérios para a avaliação da efetividade desses instrumentos. A validação dos critérios se dará a partir da análise das taxonomias navegacionais de cinco lojas virtuais do varejo eletrônico brasileiro.
Palavras-chave: Taxonomia navegacional. Organização da informação.  Navegação web.  Comércio eletrônico. 



**********************************************************************************
29/03/2012  Defesa de Tese de Doutorado

Autor: Carlson Batista de Oliveira  
Título: "Uma proposta de Arquitetura da Informação para o processo de inovação em centros de pesquisa". 
Local: Auditório da FCI
Horário: 9h30min

Banca examinadora:
Prof. Dr. Mamede Lima-Marques - Presidente
Prof. Dr. Evando Mirra de Paula e Silva
Prof. Dr. Cláudio Chauke Nehme
Prof. Dr. Arquimedes Diogenes Ciloni
Prof. Dr. Claudio Gottschalg Duque
Prof. Dr.  André Porto Ancona Lopes - Suplente 

Resumo:

Inovação constitui uma característica fundamental ao ser humano em   sua busca pela sobrevivência. Essencialmente, envolve aprendizado e ocorre em contextos sistêmicos de alta complexidade. Porém em vista da multiplicidade de contextos envolvidos manifesta-se o extremo desafio de estabelecer um espaço de informação que promova e dê subsídios para sua realização. Observa-se que, ainda hoje, inexiste um corpo de conhecimento consistente sobre o fenômeno da inovação em vista da natureza fortemente interdisciplinar do tema e da multiplicidade de abordagens epistemológicas, modelos científicos e aplicações práticas utilizados na pesquisa e na realização de inovação. Nesse contexto, origina-se a proposta desta tese que busca desvelar aspectos do relacionamento informação - inovação. Para tanto, propõe-se uma abordagem epistemológica assentada sobre o processo interpretativo e na metamodelagem, com vistas à construção de uma base conceitual para o fenômeno da inovação passível de utilização em diversos campos do conhecimento. Essa proposta se consolida em um modelo de Arquitetura da Informação, construída sob a orientação da proposta da Escola de Brasília, que se fundamenta nos princípios da fenomenologia hermenêutica. Esse arcabouço epistemológico traçou as diretrizes para a utilização da engenharia de conhecimento resultando na Ontologia da Inovação, que modela em alto grau de abstração e generalização conceitos e relações presentes no inter-relacionamento dos fenômenos da inovação e informação. O resultado alcançado pode ser visto como um modelo explicativo para processos de inovação com objetivo de prover bases para promoção e incentivo da pesquisa e realização de inovação.
*************************************************************************************************************

29/03/2012  Defesa de Dissertação de Mestrado
Autor: Carlos Duarte de Oliveira Junior 

Título: "Extração automática de Contextos Definitórios em textos acadêmicos da Ciência da Informação"
Horário: 14h30min
Local: Auditório da FCI 

Banca Examinadora:
Profa. Dra. Marisa Bräscher Basílio Medeiros - Presidente
Prof. Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior 
Prof. Dr. Claudio Chauke Nehme 
Prof. Dr. Jorge Henrique Cabral Fernandes - Suplente

Resumo:
O trabalho apresenta estudo sobre o papel da Ciência da Informação, sua interdisciplinaridade e interseção com a Linguística e a Ciência da Computação no que se refere à utilização dos textos como fonte de informação e conhecimento a ser organizado ou reorganizado, nos grandes repositórios já existentes, com a finalidade de recuperação. A ênfase é na extração automática de Contextos Definitórios (CD) em textos, o que se entende como qualquer fragmento textual que introduz e associa um termo a uma definição. Cita teorias de Organização da Informação como Classificação Facetada de Ranganathan, a teoria do Conceito de Dahlberg e as teorias da terminologia, tais como a Teoria Geral da Terminologia de Wüster e a Teoria Comunicativa da Terminologia de Cabré. Todas as teorias são abordadas com enfoque na importância do termo e principalmente da definição como elemento primordial para o mapeamento semântico de um documento e de um domínio do conhecimento. Enfatiza a visão da definição como elemento de ligação entre os objetos e seus conceitos, identifica tipos de definições, cita estudos anteriores de identificação e extração automática de enunciados definitórios em inglês, espanhol e francês. Menciona as técnicas de Processamento de Linguagem Natural e Descoberta de Conhecimento em Textos como ferramentas para o processamento e extração de informação em documentos escritos em língua natural. Por fim, propõe um método de extração automática de Contextos Definitórios em textos acadêmicos da Ciência da Informação, a partir de uma gramática de padrões definitórios em língua portuguesa criada no âmbito da pesquisa. Entende-se gramática de padrões definitórios como um conjunto de expressões linguísticas capazes de identificar um CD em um texto. A gramática foi validada comparando uma extração manual com uma automática. O método foi aplicado nas teses e dissertações da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília - UNB, disponibilizadas a partir de seu repositório RIUnb, de 2006 a 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário